bonsai
O Araçá faz parte da mesma família da jabuticabeira e da goiabeira (família Myrtaceae). O nome Araçá vem do tupi, e significa fruto que tem olhos , em alusão às suas sépalas, que dão a aparência de um olho no fruto.
É uma planta arbustiva. Existem diversas espécies de Araçá, sendo as mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pera, o araçá-rosa e o araçá-piranga.
Os frutos são arredondados, verdes ou amarelados (também há vermelhos), coroados por um cálice persistente, têm polpa suculenta, com sementes, são semelhantes a goiabas pequenas, mas de sabor mais azedo, mais ácido, e com perfume mais marcante. Suas folhas medem até 10 cm de comprimento, por 6 cm de largura. Quando jovens, apresentam cor avermelhada, passando depois para verde escuro. Araçá-rosa (Psidium cattleianum) nomes populares: araçá-rosa, araçá-amarelo, araçá-vermelho, araçá-de-comer, araçá-comum, araçá-de-coroa, araçá-da-praia, araçá-do-campo, araçazeiro, araçaeiro ou, simplesmente, araçá. Não confunda com o araçá-boi (Eugenia stipitata), também conhecido como araçá-do-sertão ou araçá-mark.